quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Chamado a ser cristão na comunidade.
Jesus fez o convite de se ser seu seguidor, dizendo: "Se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." (Mt 16:24). Porém Deus não nos chama para estar sozinho nem viver e cresce sozinho na vida cristã , mas nos chama a viver e crescer em comunidade. Deus não nos fez para viver sozinhos, isolados, precisamos de amigos, de companhia. A comunidade cristã é o lugar de nossa convivência fraterna como irmãos.
Ser cristãos
O primeiro chamado é o chamado a ser cristão, e podemos pegar como base desse chamado o texto de Mt 16,24: “Se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." Isto é Jesus chama você a segui-lo como você é, ou seja, com suas alegrias e tristezas, com suas qualidades e defeitos.  Por isso esse chamado de Jesus exige de nos uma resposta, e fica a pergunta: qual a nossa resposta?
A nossa resposta já foi dada no nosso batismo, aqueles que nos levaram a pia batismal já deram um sim por nós , a missão a partir de então é manter esse sim vivo. Como fazer isto?  Jesus mesmo é quem nos dar a resposta.
MT 5,13-16: Vós sois sal da terra e a luz do mundo...”
Assim nossa missão de cristãos é manter viva essa chama que foi plantada em nossos corações no dia do nosso batismo. Porem a vida do cristão deve ser uma resposta continua ao chamado de Jesus. E esse chamado não respondemos sozinho por isso somos chamados a ser sal, para dar sabor a vida daqueles que estão junto conosco, e também a ser luz, para iluminar o caminho de quem caminha junto com a gente. Nosso chamado a ser cristão não é um chamado individual, mas é um chamado comunitário , ou seja, eu devo ser sal e ser luz a vida do outro que caminha comigo.
Viver e crescer em comunidade
 A partir disso é que entendemos que Deus não nos fez para viver sozinhos, isolados, precisamos de amigos, de companhia. A comunidade cristã é o lugar de nossa convivência fraterna como irmãos. Nela passamos boa parte de nossa vida , crescemos como pessoa humana, realizamos projetos comuns, aprendemos cidadania, descobrimos nossos potenciais e, não menos importante, “elevamos juntos nossa ação de graças a Deus”.
O catecismo da igreja católica afirma: É em Igreja, em comunhão com todos os batizados, que o cristão realiza sua vocação.
Assim percebemos que o cristão só é completo e sua vida cristã na convivência com o outro, ou seja, o outro faz parte de nossa vida  e de nossa existência cristã, sem a vida em comunidade a nossa vida cristã não tem sentido. 
Por isso, tudo em nossa vida cristã que nos leva a caminhos contrários a comunhão com o outro, não tem a ver com a nossa vida de cristãos. Portanto somos chamados a ser cristãos em nossa vida particular ? sim, fazendo a nossa parte, professando nossa fé, sendo fieis aos mandamentos. Somos chamado sozinhos? Não, somos chamados a crescer na fé junto com o outro a medida em que crescemos na vida de cristãos o outro também cresce. Porque o amor de Deus que esta presente em nos irradia no outro.
Portanto somos chamados como cristãos a viver e crescer em comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário